Quer saber como marcar consulta médica presencial com valor que caiba no bolso e se preparar para aproveitá-la ao máximo? É muito importante compreendemos as questões de saúde que nos afetam, saber o que elas podem provocar ao longodo tempo e o que é possível fazer para tratá-las e gerenciá-las, pois isso permite termos a melhor qualidade de vidapossível. Para que tudo isso possa acontecer, o primeiro passo é ter uma boa consulta médica. Então, continue a leitura para saber como marcar uma consulta médica presencial com valor que caiba no seu orçamento e o que fazer para aproveitá-la ao máximo!
Como deve ser uma consulta médica?
1. ANAMNESE
2. EXAME FÍSICO
-
Inspeção – o médico olha atentamente o corpo do paciente, focando na sua área de especialidade. Um dermatologista, por exemplo, observa todo o seu corpo com atenção. Já um pneumologista terá um foco maior na região do pulmão.
-
Palpação – momento em que o médico toca o paciente, o que permite que ele observe retenção de líquido, edemas, ferimentos, vermelhidão e outros sinais de problemas.
-
Percussão – é quando o profissional ouve os sons do seu corpo, usando um estetoscópio e outros instrumentos, a fim de buscar alguma anormalidade.
3. ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES OU CONCLUSÃO DIAGNÓSTICA
4. SOLICITAÇÃO DE EXAMES COMPLEMENTARES
5. PRESCRIÇÃO TERAPÊUTICA
Qual a diferença entre consulta presencial e a teleconsulta?
Um dos benefícios mais importantes que a teleconsulta proporciona é permitir maior flexibilidade de horário e local de atuação dos profissionais. Entretanto, há alguns casos em que a necessidade da presença física do médico é inevitável, especialmente quando o paciente precisa de uma avaliação física mais criteriosa ou precisa realizar algum tipo de curativo.
A teleconsulta tem se mostrado bastante importante, sobretudo durante a pandemia, por ser um importante ato complementar à assistência médica. Entretanto, as consultas presenciais seguem sendo fundamentais para o melhor diagnóstico e tratamento em em muitos casos.
Como se preparar para uma consulta médica?
-
Use roupas confortáveis – pode ser que o profissional peça para você se despir para realizar alguns exames durantea consulta. Roupas apertadas podem atrapalhar esse processo;
-
Chegue com antecedência – antes da consulta, há sempre a necessidade de passar pela parte administrativa, com a checagem de documentos, plano de saúde etc.;
-
Leve todas as informações que você tiver – se possível, anote seus sinais e sintomas, a frequência que eles aparecem e se há algum gatilho para a piora. Se tiver exames realizados recentemente, leve-os também. Procure se informar também sobre problemas de saúde de parentes consanguíneos, pois alguns desses problemas podem ser hereditários;
-
Não esconda informações do médico – informe tudo ao profissional, se você bebe ou fuma, por exemplo. Todas asinformações são relevantes;
-
Tire todas as suas dúvidas – é fundamental você sair do consultório sabendo quais são os próximos passos para tratar ou curar o seu problema de saúde.
O que perguntar na consulta médica?
Perguntas relacionadas aos sinais e sintomas:
-
O que meus sinais e sintomas significam?
-
O que causou essa condição?
-
Quão grave é a condição?
-
Devo ser testado para uma doença ou condição?
-
O meu problema tem cura?
Perguntas relacionadas ao diagnóstico:
-
Qual é a causa do meu problema?
-
O meu problema tem cura?
-
Como essa condição afetará minha vida agora e no futuro?
Perguntas relacionadas aos exames:
-
Para que servem os exames?
-
Onde posso realizar os exames?
-
Como e quando terei os resultados?
-
Com quem devo entrar em contato se não obtiver os resultados?
Perguntas relacionadas ao tratamento:
-
Como tratar minha condição?
-
Qual é a sua recomendação de tratamento?
-
Existem efeitos colaterais ou riscos? Se sim, quais são eles?
-
Por quanto tempo precisarei de tratamento?
-
Como saber se o tratamento está funcionando?
-
Quão eficaz é este tratamento?
-
O que acontecerá se eu não fizer nenhum tratamento?
-
Há algo que eu deva parar ou evitar fazer?
-
Existe algo que eu possa fazer para me ajudar?
A consulta médica de retorno pode ser cobrada ou não?
“Quando houver necessidade de exames complementares que não possam ser apreciados nesta mesma consulta, o ato terácontinuidade para a sua finalização, com tempo determinado a critério do médico, não gerando cobrança de honorário”.
-
Atenção! O paciente possui direito à consulta de retorno sem cobrança somente uma vez e esse retorno precisa ocorrer no prazo estabelecido pelo profissional.
Como o Viva Fácil pode ajudar você a marcar uma consulta médica maisbarata?
-
Especialidades – 128 especialidades médicas;
-
Descontos em consultas e exames – Consultas a partir de R$ 40,00 e exames a partir de R$ 9,00
-
Consulta de retorno – sem custo;
-
Cobertura nacional – em mais de 5 mil estabelecimentos em todo o Brasil, entre clínicas e laboratórios;
-
Telemedicina – plataforma de teleatendimento ilimitado com médicos, equipe de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, dentistas e outros especialistas.
-
Descontos em farmácias – mais de 27 mil farmácias e drogarias em todo o Brasil, Os medicamentos com desconto cobrem também tratamento para medicamentos em geral, fitoterápicos, vitaminas, perfumaria, alimentos funcionais,entre outros produtos. Não há desconto sobre produtos infusionados hospitalares, oncológicos orais, soluções hospitalares e outras drogas orais voltadas a patologias raras e de alta complexidade.