WhatsApp

Como conseguir um empréstimo fácil e rápido?

Compartilhe

Empréstimo: quem nunca foi surpreendido com um gasto inesperado na rotina e precisou recorrer a um? Ou até mesmo quis realizar um sonho e, para isso, precisou de um montante de dinheiro inicial e buscou ajuda de um banco para isso?

Fazer um empréstimo é a maneira que muitos brasileiros encontraram para problemas e ver desejos sendo colocados de pé. Muitas famílias recorrem a essa solução financeira, pois os juros do empréstimo costumam ser mais baixos do que o parcelamento da fatura do cartão de crédito ou do cheque especial, por exemplo, sendo essa a saída mais inteligente para ter um dinheiro extra em um curto espaço de tempo. Essa também é a sua realidade? Continue a leitura e saiba tudo sobre como conseguir empréstimo fácil e rápido, além de algumas informações importantes como:

 

Como está o endividamento das famílias no Brasil?

Nos últimos anos, o endividamento das famílias brasileiras bateu recorde, sendo que 76,6% dos lares brasileiros estão endividados, segundo Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). São quase 12 milhões de brasileiros nessa situação, que se dá por várias razões, entre elas:

Alta inflação – com os preços cada vez mais altos e uma inflação persistente (IPCA em 11,3% ao ano), as famílias têm utilizado o cartão de crédito para complementar a renda.

Redução no poder de compra – desde 2017, nossa moeda, o real, perdeu 30% do seu poder de compra. Isso significa que, com um mesmo valor, conseguimos comprar apenas dois terços do que comprávamos cinco anos atrás.

Uso do cartão de crédito – para compor a renda e, sobretudo, garantir os itens básicos de sobrevivência, muitas famílias recorrem ao cartão de crédito como solução financeira. É o tipo de dívida mais comum no Brasil, atingindo 88% das famílias endividadas.

A situação é delicada, mas para passar por esse momento com maior facilidade, há uma série de opções de empréstimo que podem apoiam o gerenciamento dessa situação e ajudam famílias a quitar dívidas e realizar sonhos. Continue a leitura e conheça os tipos de empréstimo.

 

O que é o empréstimo consignado INSS e Auxílio Brasil?

Pensando em estratégias para aliviar as contas dos brasileiros, o Governo Federal e bancos liberaram alguns tipos créditos, entre eles, estão o empréstimo consignado para aposentados do INSS e o Auxílio Brasil.

Empréstimo consignado INSS – essa é uma das linhas de crédito mais baratas do mercado. O principal diferencial dessa solução financeira é que parcelas do empréstimo são descontadas direto do salário ou da aposentadoria. Isso facilita para o beneficiário e para o banco, pois, antes mesmo de cair na conta, o valor é pago. Ele é destinado para aposentados, pensionistas ou trabalhadores que recebem benefício contínuo e servidores públicos aposentados. As principais características do empréstimo consignado INSS são:

  • Taxas de juros baixas, cerca cerca de 2,08% ao mês, já que o risco da credotra não receber o dinheiro de volta também é baixo;
  • Prazo de pagamento varia entre 12 e 72 meses, dependendo da política de cada credora.
  • O valor comprometido no empréstimo pode chegar até 35% da renda do aposentado;
  • Há pouca burocracia para contratar o empréstimo e ter o dinheiro em sua conta, já que há a garantia de pagamento.
  • Esse tipo de crédito pode ser usado quando e como o aposentado quiser: pagar dívidas, reformar a casa, viajar com a família, resolver algum imprevisto ou colocar concretizar algum sonho.

Empréstimo consignado Auxílio Brasil – em março de 2022, o Governo Federal publicou uma Medida Provisória que liberou o empréstimo consignado para quem recebe o Benefício da Prestação Continuada ou o Auxílio Brasil. Esse tipo de empréstimo tem juros menores e o pagamento é feito a partir do desconto automático das parcelas do benefício.

Segundo o Governo Federal, essa medida pode alcançar mais de 52 milhões de brasileiros.

 

O que é o empréstimo FGTS?

Assim como o empréstimo consignado Auxílio Brasil e INSS, o empréstimo FGTS tem a vantagem de ter as parcelas debitadas diretamente da conta do cliente, o que reduz significativamente as taxas de juros. Para poder recorrer a essa solução financeira, a pessoa deve estar trabalhando no regime de CLT desde, pelo menos, 12 meses antes da data da contratação dele. Algumas características específicas desse tipo de empréstimo são:

  • O valor do empréstimo não deve ultrapassar 30% do salário;
  • Os juros não devem passar de 3,5% ao mês;
  • O parcelamento pode ocorrer em até 48 vezes;
  • O valor máximo que pode ser usado como garantia deve corresponder a até 10% do saldo do FGTS;
  • O valor máximo da multa rescisória, em caso de demissão sem justa causa, pode ser de até 40% do saldo do FGTS.

Esse tipo de crédito costuma ser liberado de maneira fácil e prática e pode ser contratado mesmo com algumas restrições no nome. Esse benefício não se aplica para aposentados e pensionistas.

 

O que é empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal pode ser feito por uma pessoa física, que tenha documentos válidos no País. A instituição financeira analisa a documentação e o crédito do solicitante para checar se ele terá condições de quitar a dívida futuramente. Com os documentos em conformidade, a liberação do crédito costuma ser feita em questão de dias. As características do empréstimo pessoal são:

  • Os juros costumam ser de 3,69% ao mês, maior que os empréstimos consignados;
  • O prazo para pagamento é de até 5 anos;
  • O valor máximo que pode ser emprestado é de 20% da renda bruta do beneficiário.

 

O que é empréstimo na conta de luz?

Essa modalidade de crédito, que existem desde 2019, é destinada especialmente às pessoas que possuem dificuldade de acesso ás soluções financeiras de crédito, por terem o nome sujo, por exemplo. Aqui, o empréstimo é feito com débito em conta de consumo, ou seja, as parcelas são pagas mensalmente na fatura da conta de luz. Assim, o valor do empréstimo é somado ao consumo da energia da residência. Outras características desse tipo de empréstimo são:

  • A taxa de juros é calculada de acordo com o perfil de crédito consultado no Serasa e SPC;
  • É necessário verificar se a concessionária de luz da sua residência concede esse tipo de empréstimo;
  • É necessário ser maior de 21 anos e ter conta em banco;
  • A parcela máxima do empréstimo é limitada a duas vezes o valor médio da conta de energia elétrica, o que ajuda a minimizar a possibilidade de inadimplência.

 

Quais são as soluções financeiras de empréstimo do Viva Fácil?

O Viva Fácil é o cartão de economia inteligente que unifica todas as suas necessidades de saúde, educação, lazer, entretenimento, assistências, seguros e soluções financeiras de crédito em um único lugar. Dessa forma, você aproveita o seu tempo e recursos com mais qualidade. Você pode fazer o uso dos benefícios pelo aplicativo ou acionar nosso atendimento para te auxiliar no uso deles, desde agendar consultas e exames, ter acesso ao melhor da cultura, da educação e do entretenimento até obter empréstimos por meio da tecnologia.

Na Viva fácil, você conta com as seguintes modalidades de empréstimo:

Empréstimo consignado INSS – os públicos-alvo são aposentados e pensionistas. São clientes de alta e baixa renda, que podem contar com taxa mais baixas que empréstimos pessoais. Não há análise de crédito.

  • Como funciona – assim que contemplados com o benefício do INSS, os clientes podem comprometer até 40% do salário, divido em 35% para empréstimo e 5% para cartão. A liberação de valor é feita em até 24 horas, podendo parcelar em até 84 meses e fazer até 9 contratos de empréstimos dentro dessa margem de 35% do salário.

Empréstimo FGTS – o público-alvo são clientes com saldo no FGTS, empregados ou desempregados. O cliente não passa por análise de crédito e muito menos precisa confirmar renda. Basta apenas ter acesso ao aplicativo do FGTS, e optar pela modalidade saque aniversário.

  • Como funciona – o benefício funciona para clientes que possuem saldo no FGTS e optam pela modalidade saque aniversário. O Viva Fácil antecipa até 10 parcelas desse saldo para o cliente, que tem a facilidade de se comprometer em um contrato de longo prazo ou receber descontos. Quando ele opta por essa modalidade, recebe uma vez no ano uma parte do seu FGTS em conta. A liberação ocorre em até 2 horas na conta do cliente, com taxa de até 1,99% podendo variar de banco para banco.

Empréstimo pessoal – pode liberar até R$ 5.000 em 48 horas.

  • Como funciona – o cliente pode solicitar uma simulação. Será feita uma análise de crédito, solicitação de comprovante de renda junto com informações do atual emprego. Se for aprovado, o cliente pode parcelar em até 24 meses via boleto.

Empréstimo conta de luz – pode chegar a R$ 2.500.

Como funciona – o cliente pode solicitar uma cotação, onde também passará por uma análise de crédito. Sendo aprovado, terá o desconto do empréstimo parcelado na própria conta de luz. O prazo para pagamento pode variar de 3 a 18 meses.

O objetivo do Viva Fácil é facilitar sua vida e tornar até aquele momento de aperto financeiro em algo fácil e prático de ser resolvido. Já pensou em conseguir um fôlego financeiro para seus planos ou necessidades!? Fale agora com um facilitador e faça uma simulação grátis, clica aqui!

Posts relacionados