A jornada do paciente começa quando a pessoa percebe que ela ou alguém próximo pode estar com algum problema de saúde, passando por várias etapas depois disso, tais como: procura por especialista, realização de consultas e exames, diagnóstico, tratamento e acompanhamento posterior pelo médico. Em instituições públicas, ainda que os serviços de saúde sejam gratuitos, o paciente pode encontrar muita dificuldade em relação ao tempo de atendimento. Já nas instituições privadas, esse tempo costuma ser bem menor, mas os preços costumam ser inacessíveis para a maior parte dos brasileiros. Então, continue a leitura para saber:
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Quais são os problemas na jornada do paciente no SUS?
Desde a sua criação, o SUS proporciona o acesso universal ao sistema público de saúde. Ele é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública no mundo, e atende mais de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas depende exclusivamente desse sistema. Ou seja, a maior parte da população brasileira só pode tratar da saúde pelo SUS.
Em 2020, com a pandemia de Covid-19, o atendimento pelo SUS ganhou ainda mais relevância. No entanto, em 2022, o sistema sofreu uma redução de 20% nos investimentos pelo Ministério da Saúde, o que agravou ainda mais os problemas enfrentados por dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Segundo pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um dos maiores problemas do SUS é o tempo de espera longo, que acontece devido a vários fatores:
- Falta de profissionais – os médicos estão mal distribuídos no Brasil, e faltam médicos especialmente no interior dos estados;
- Gestão do tempo falha – outro fator que contribui para uma espera longa por atendimento é o desperdício de tempo, que afeta a produtividade;
- Falta de leitos – em alguns hospitais públicos, existe falta de leitos, o que também afeta o tempo de atendimento.
Outros problemas do SUS elencados na pesquisa do CNJ estão relacionados com a regulamentação e organização dos dados sobre as filas de espera.
Como é a jornada do paciente no Viva Fácil?
O Viva Fácil é uma alternativa excelente para quem busca um atendimento de saúde humanizado, com uma jornada do paciente ágil e eficiente. Diferentemente do que acontece nos planos de saúde tradicionais, os valores são muito acessíveis, além de o atendimento ser bem mais rápido do que no SUS. Veja os benefícios do sistema inteligente de saúde da Viva Fácil:
- Teleconsultas 24 horas por dia gratuitas e ilimitadas em mais de 60 especialidades, incluindo telenutrição, telepsicologia e teleodontologia;
- Consultas presenciais em 128 especialidades médicas;
- Mais de 5 mil clinicas e laboratórios
- Mais de 27 mil farmácias
- Rede credenciadas presencias com até 70% de descontos.
Como é a marcação de consultas e exames na jornada do paciente no Viva Fácil?
Consultas – ao assinar um plano do Viva Fácil, você tem acesso a uma rede de consultórios e clínicas com 128 especialidades médicas com atendimento para o mesmo dia a partir de R$ 40,00 e consulta de retorno incluída no valor;
- Atendimento presencial – é realizado em consultórios clínicos individuais ou em clínicas que reúnem várias especialidades médicas.
Exames – realização e exames em clínicas e laboratórios em todo o País no mesmo dia a partir de R$ 9,00.
- Exames laboratoriais – são testes solicitados por médicos e dentistas para checar a saúde de um paciente, como os exames de sangue e urina;
- Exames de imagem – geram imagens de tecidos, órgãos e até mesmo do fluxo de fluídos por meio de diferentes técnicas.
O Viva Fácil dispõe de telemedicina para melhorar a jornada do paciente?
A telemedicina torna mais fácil e ágil o atendimento pelos profissionais de saúde, o que beneficia muito a jornada do paciente nas instituições de saúde. Com o serviço de teleconsultas do Viva Fácil você não tem necessidade de ir ao médico para ser consultado, pegar receita de medicamento ou solicitação de exames, por exemplo. O serviço está disponível durante 24 horas, nos sete dias da semana, e você tem até 70% de desconto em qualquer especialidade médica ou exame no Brasil todo. Veja outros benefícios:
- Agendamento simplificado;
- Sem custo por consulta;
- Teleconsultas por celular ou computador;
- Consultas em mais de 60 especialidades;
- Inclui serviço de telepsicologia, telenutrição e teleodontologia;
- Atestado médico digital;
- Receita médica por SMS e e-mail;
- Sem burocracia;
- Sem limite de idade;
- Sem carência;
- Atendimento digital e humanizado.
Embora a telemedicina facilite e agilize o atendimento, é importante ficar atento a alguns dados que os documentos médicos emitidos de forma digital devem conter obrigatoriamente para que sejam válidos:
- Identificação do médico – com o nome dele, o CRM (que é o registro dele no Conselho Regional de Medicina do estado em que ele atua) e o endereço. No caso do profissional ser vinculado com alguma especialidade ou área de atuação, é necessário constar o registro de qualificação de especialista (RQE);
- Identificação do paciente, data e hora –deve contar o nome do paciente e o número do documento legal dele, assim como a data e a hora para determinar quando o documento foi emitido;
- Assinatura digital do médico – só pode ser feita com o uso de um certificado digital. Ele funciona como uma espécie de carteira de identificação virtual e permite assinar digitalmente documentos eletrônicos com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, mas sem precisar reconhecer firma em cartório.
Como o Viva Fácil ajuda a melhorar a jornada do paciente quanto ao acesso a medicamentos?
O acesso a medicamentos também faz parte da jornada do paciente, pois é uma questão crucial para uma grande parte dos tratamentos de saúde. Com o Viva Fácil, você dispõe de uma rede com mais de 27 mil farmácias em todo o país que oferecem descontos exclusivos. Conheça algumas redes de farmácias credenciadas:
- Pague Menos;
- União Farma;
- Drogaria São Paulo;
- Drogarias Farmais;
- Drogaria Onofre;
- Drogasil;
- Farma Conde;
- Droga Raia.
Como iniciar a sua jornada do paciente no Viva Fácil?
O Viva Fácil é o cartão de economia inteligente que unifica todas as suas necessidades de saúde, lazer, entretenimento, assistências e seguros em um único lugar. Dessa forma, você aproveita o seu tempo e recursos com mais qualidade. Você pode fazer o uso dos benefícios pelo aplicativo ou acionar nosso atendimento para te auxiliar no uso deles, desde agendar consultas e exames até ter acesso ao melhor da cultura, do conhecimento e do entretenimento por meio da tecnologia.
Para as questões de saúde, o Viva Fácil criou uma plataforma exclusiva para agilizar e facilitar a jornada do paciente! A Plataforma Viva Saúde existe para conectar você a diversos serviços, como consultas presenciais e à distância, exames e aquisição e medicamentos – tudo por um preço justo, que caiba no seu bolso. Conte com o Viva Fácil para uma vida mais saudável!
Fontes utilizadas no conteúdo sobre a jornada do paciente no SUS e no Viva Fácil
- https://www.cnj.jus.br/tempo-de-espera-no-sus-e-um-dos-motivos-para-a-crescente-judicializacao/ – acessado em 29/10/2022;
- https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2021/07/Relatorio_Judicializacao-e-Sociedade-16072021.pdf – acessado em 29/10/2022;
- https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2022/02/para-2022-ministerio-da-saude-perde-20-do-orcamento-de-2021-ckzn60gan008c015p17sn3f43.html – acessado em 29/10/2022.