WhatsApp

Como ter acesso a milhares de tipos de podcast para aprofundar conhecimentos, se atualizar, divertir e relaxar?

Compartilhe

O Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome podcasts, com cerca de 39,2 milhões de ouvintes, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. A projeção de aumento da audiência no Brasil em 2021 em relação ao ano anterior era de 19,8%, a maior da América Latina, sendo que os brasileiros ouvem podcasts principalmente para se aprofundar em assuntos de interesse (53% dos ouvintes), obter conhecimento (48%) e se inteirar sobre o que está acontecendo (43%). Então, continue a leitura para saber:

[ez-toc]

 

O que é podcast e como surgiu?

O podcast é um conteúdo de áudio parecido com um programa de rádio, só que disponibilizado em plataformas na internet, podendo ser acessado a qualquer momento por diferentes tipos de dispositivos, como laptops e celulares. A palavra surgiu da junção da abreviação do termo personal on demand (Pod – que em tradução livre significa pessoal sob demanda) com a palavra broadcast, que significa radiodifusão.

O conceito desse formato é atribuído ao ex-VJ da MTV, Adam Curry, que criou, em 2004, o primeiro agregador de podcasts na internet. Desde então, esse formato de conteúdo tem sido amplamente difundido e ganha cada vez mais adeptos, especialmente no Brasil.

 

Como funciona um podcast?

O podcast pode ser acessado diretamente pelo celular, por meio de um aplicativo, ou a partir de um navegador de internet. Esse formato de conteúdo está disponível em serviços de streaming, que também disponibilizam músicas e vídeos, ou em plataformas criadas exclusivamente para reproduzir podcasts. Geralmente, os podcasts estão organizados nas plataformas de acordo com seguintes critérios para facilitar a escolha e a localização deles:

  • Temática – como notícias, histórias, política, esportes etc.;
  • Duração – isso porque existem podcasts que podem durar desde alguns minutos até algumas horas;
  • Temporadas – alguns podcasts, especialmente os que contam histórias, podem ter mais de uma temporada.

 

Uma grande vantagem desse tipo de conteúdo é a diversidade de tipos de podcasts que o ouvinte tem à disposição na hora de escolher. Um bom exemplo disso é a plataforma Ubook, que disponibiliza diversas categorias de podcast, tais como:

  • Artes;
  • Autoajuda;
  • Carreiras;
  • Ciência;
  • Criança e família;
  • Crimes reais;
  • Cultura;
  • Cursos de línguas;
  • Educação;
  • Entretenimento;
  • Esportes;
  • Ficção;
  • Humor;
  • Música;
  • Negócios;
  • Notícias;
  • Política;
  • Religião;
  • Saúde e beleza;
  • Tecnologia;
  • TV e filmes.

 

Quem consome podcast no Brasil, quando e como?

Uma pesquisa publicada em 2022 pela IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), que faz parte de uma rede global que representa a publicidade digital em mais de 45 países, mostra o perfil do público e alguns aspectos relacionados ao consumo de podcasts no País. Veja a seguir!

 

1. Perfil do público de podcasts:

  • Sexo – 53% dos ouvintes são mulheres e 47% homens;
  • Idade – 33% das pessoas têm entre 25 a 34 anos, 29% delas têm de 34 a 57 anos e 24% delas têm de 18 a 24 anos;
  • Classe social – 75% dessas pessoas são da classe C, 23% da classe B e apenas 2% da classe A.

 

2. Concentração do público de podcasts por região:

  • Sudeste – 44%;
  • Nordeste – 21%;
  • Sul – 17%;
  • Norte – 10%;
  • Centro-oeste – 8%.

 

3. Frequência com que as pessoas escutam podcast:

  • Três vezes por sema – 35% dos ouvintes;
  • Duas vezes por semana – 20% dos ouvintes;
  • Uma vez por semana ao menos – 18% dos ouvintes.

 

4. Quando as pessoas ouvem podcasts:

  • Durante a realização de atividades – 53% ouvem ao caminhar, arrumar a casa etc.;
  • Antes de dormir – 48%;
  • Ao se deslocar – 30%, principalmente no trajeto de casa para o trabalho.

 

5. Fatores que contribuíram para o aumento de ouvintes de podcasts no Brasil:

  • Variedade – aumento da oferta de mais conteúdos de interesse;
  • Tempo – mais tempo livre;
  • Valor – assinaturas de serviços de streaming com valores mais acessíveis.

 

6. Tipos de disposto em que se ouve podcasts:

  • Smartphones – 86%;
  • Computadores – 42%;
  • Smart TVs, speakers ou carros conectados – 21%;
  • Tablets – 11%.

 

Quais são os motivos que levam os brasileiros a ouvir podcasts?

Os podcasts abrangem uma grande variedade de gêneros, temas, narrativas e possibilidades de conteúdo, o que faz com que a motivação para o seu consumo também varie bastante. Mas, os principais motivos que levam os brasileiros a ouvirem podcasts são os seguintes, de acordo com a pesquisa da IAB Brasil:

  • 53% – aprofundar mais sobre assuntos de interesse;
  • 48% – obter conhecimento e saber mais sobre temas novos e de pouco domínio;
  • 40% – se manter atualizado por meio de notícias;
  • 39% – entretenimento.

 

Já entre as opções que mais chamam a atenção da audiência no momento de escolher um podcast, a pesquisa revela que são as seguintes:

  • Música – 47%;
  • Filmes e séries – 43%;
  • Notícias – 42%;
  • Humor e comédia – 42%;
  • Histórias reais – 40%.

 

Deu pra perceber que existem podcasts para todos os gostos, não é? Então, basta acessar a sua plataforma preferida de podcasts, selecionar algum na temática que mais te agradar e dar o play!

 

Como acessar milhares de podcasts pelo Viva Fácil?

O Viva Fácil é o cartão de economia inteligente que unifica todas as suas necessidades de saúde, lazer, educação, entretenimento, assistências e seguros em um único lugar. Dessa forma, você aproveita o seu tempo e recursos com mais qualidade. Você pode fazer o uso dos benefícios pelo aplicativo ou acionar nosso atendimento para te auxiliar no uso deles, desde agendar consultas e exames até ter acesso ao melhor da cultura, do conhecimento e do entretenimento por meio da tecnologia.

O que inclui o acesso a diversas categorias de podcasts da plataforma para você poder se aprofundar nos assuntos que mais despertam o seu interesse, obter conhecimentos, se manter atualizado e se entreter. Para tornar isso possível, desenvolvemos parceria com a plataforma Ubook, lançada em 2014, que oferece uma variedade de conteúdos que atende a todos os públicos, dos adultos às crianças.

  • Podcasts – mais de 350 mil canais de podcasts com diversos temas, que podem ser ouvidos quando você quiser.

 

Além disso, a parceria do Viva Fácil com a Ubook permite que você tenha acesso a vários outros tipos de conteúdo, tais como:

  • Audiobooks – narração dos livros feita por profissionais, entre atores, locutores e até mesmo os próprios autores;
  • Séries, documentários e notícias – mais de 120 revistas e jornais para você ler e ouvir, além de programas audiovisuais para todos os gostos;
  • Música – ouça seu artista preferido de onde estiver! São mais de 100 playlists de diferentes gêneros, para diferentes momentos;
  • Conteúdo Kids – clássicos infantis e infantojuvenis para os pequenos em livros para ler e ouvir com histórias clássicas, quadrinhos e conteúdos atuais.

Já pensou em ter tudo isso para você e a sua família!? Clica aqui para falar com um facilitador agora mesmo.

 

Fontes utilizadas no conteúdo sobre podcast do Viva Fácil

Posts relacionados