O Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome podcasts, com cerca de 39,2 milhões de ouvintes, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. A projeção de aumento da audiência no Brasil em 2021 em relação ao ano anterior era de 19,8%, a maior da América Latina, sendo que os brasileiros ouvem podcasts principalmente para se aprofundar em assuntos de interesse (53% dos ouvintes), obter conhecimento (48%) e se inteirar sobre o que está acontecendo (43%). Então, continue a leitura para saber:
[ez-toc]
O que é podcast e como surgiu?
O podcast é um conteúdo de áudio parecido com um programa de rádio, só que disponibilizado em plataformas na internet, podendo ser acessado a qualquer momento por diferentes tipos de dispositivos, como laptops e celulares. A palavra surgiu da junção da abreviação do termo personal on demand (Pod – que em tradução livre significa pessoal sob demanda) com a palavra broadcast, que significa radiodifusão.
O conceito desse formato é atribuído ao ex-VJ da MTV, Adam Curry, que criou, em 2004, o primeiro agregador de podcasts na internet. Desde então, esse formato de conteúdo tem sido amplamente difundido e ganha cada vez mais adeptos, especialmente no Brasil.
Como funciona um podcast?
O podcast pode ser acessado diretamente pelo celular, por meio de um aplicativo, ou a partir de um navegador de internet. Esse formato de conteúdo está disponível em serviços de streaming, que também disponibilizam músicas e vídeos, ou em plataformas criadas exclusivamente para reproduzir podcasts. Geralmente, os podcasts estão organizados nas plataformas de acordo com seguintes critérios para facilitar a escolha e a localização deles:
- Temática – como notícias, histórias, política, esportes etc.;
- Duração – isso porque existem podcasts que podem durar desde alguns minutos até algumas horas;
- Temporadas – alguns podcasts, especialmente os que contam histórias, podem ter mais de uma temporada.
Uma grande vantagem desse tipo de conteúdo é a diversidade de tipos de podcasts que o ouvinte tem à disposição na hora de escolher. Um bom exemplo disso é a plataforma Ubook, que disponibiliza diversas categorias de podcast, tais como:
- Artes;
- Autoajuda;
- Carreiras;
- Ciência;
- Criança e família;
- Crimes reais;
- Cultura;
- Cursos de línguas;
- Educação;
- Entretenimento;
- Esportes;
- Ficção;
- Humor;
- Música;
- Negócios;
- Notícias;
- Política;
- Religião;
- Saúde e beleza;
- Tecnologia;
- TV e filmes.
Quem consome podcast no Brasil, quando e como?
Uma pesquisa publicada em 2022 pela IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), que faz parte de uma rede global que representa a publicidade digital em mais de 45 países, mostra o perfil do público e alguns aspectos relacionados ao consumo de podcasts no País. Veja a seguir!
1. Perfil do público de podcasts:
- Sexo – 53% dos ouvintes são mulheres e 47% homens;
- Idade – 33% das pessoas têm entre 25 a 34 anos, 29% delas têm de 34 a 57 anos e 24% delas têm de 18 a 24 anos;
- Classe social – 75% dessas pessoas são da classe C, 23% da classe B e apenas 2% da classe A.
2. Concentração do público de podcasts por região:
- Sudeste – 44%;
- Nordeste – 21%;
- Sul – 17%;
- Norte – 10%;
- Centro-oeste – 8%.
3. Frequência com que as pessoas escutam podcast:
- Três vezes por sema – 35% dos ouvintes;
- Duas vezes por semana – 20% dos ouvintes;
- Uma vez por semana ao menos – 18% dos ouvintes.
4. Quando as pessoas ouvem podcasts:
- Durante a realização de atividades – 53% ouvem ao caminhar, arrumar a casa etc.;
- Antes de dormir – 48%;
- Ao se deslocar – 30%, principalmente no trajeto de casa para o trabalho.
5. Fatores que contribuíram para o aumento de ouvintes de podcasts no Brasil:
- Variedade – aumento da oferta de mais conteúdos de interesse;
- Tempo – mais tempo livre;
- Valor – assinaturas de serviços de streaming com valores mais acessíveis.
6. Tipos de disposto em que se ouve podcasts:
- Smartphones – 86%;
- Computadores – 42%;
- Smart TVs, speakers ou carros conectados – 21%;
- Tablets – 11%.
Quais são os motivos que levam os brasileiros a ouvir podcasts?
Os podcasts abrangem uma grande variedade de gêneros, temas, narrativas e possibilidades de conteúdo, o que faz com que a motivação para o seu consumo também varie bastante. Mas, os principais motivos que levam os brasileiros a ouvirem podcasts são os seguintes, de acordo com a pesquisa da IAB Brasil:
- 53% – aprofundar mais sobre assuntos de interesse;
- 48% – obter conhecimento e saber mais sobre temas novos e de pouco domínio;
- 40% – se manter atualizado por meio de notícias;
- 39% – entretenimento.
Já entre as opções que mais chamam a atenção da audiência no momento de escolher um podcast, a pesquisa revela que são as seguintes:
- Música – 47%;
- Filmes e séries – 43%;
- Notícias – 42%;
- Humor e comédia – 42%;
- Histórias reais – 40%.
Deu pra perceber que existem podcasts para todos os gostos, não é? Então, basta acessar a sua plataforma preferida de podcasts, selecionar algum na temática que mais te agradar e dar o play!
Como acessar milhares de podcasts pelo Viva Fácil?
O Viva Fácil é o cartão de economia inteligente que unifica todas as suas necessidades de saúde, lazer, educação, entretenimento, assistências e seguros em um único lugar. Dessa forma, você aproveita o seu tempo e recursos com mais qualidade. Você pode fazer o uso dos benefícios pelo aplicativo ou acionar nosso atendimento para te auxiliar no uso deles, desde agendar consultas e exames até ter acesso ao melhor da cultura, do conhecimento e do entretenimento por meio da tecnologia.
O que inclui o acesso a diversas categorias de podcasts da plataforma para você poder se aprofundar nos assuntos que mais despertam o seu interesse, obter conhecimentos, se manter atualizado e se entreter. Para tornar isso possível, desenvolvemos parceria com a plataforma Ubook, lançada em 2014, que oferece uma variedade de conteúdos que atende a todos os públicos, dos adultos às crianças.
- Podcasts – mais de 350 mil canais de podcasts com diversos temas, que podem ser ouvidos quando você quiser.
Além disso, a parceria do Viva Fácil com a Ubook permite que você tenha acesso a vários outros tipos de conteúdo, tais como:
- Audiobooks – narração dos livros feita por profissionais, entre atores, locutores e até mesmo os próprios autores;
- Séries, documentários e notícias – mais de 120 revistas e jornais para você ler e ouvir, além de programas audiovisuais para todos os gostos;
- Música – ouça seu artista preferido de onde estiver! São mais de 100 playlists de diferentes gêneros, para diferentes momentos;
- Conteúdo Kids – clássicos infantis e infantojuvenis para os pequenos em livros para ler e ouvir com histórias clássicas, quadrinhos e conteúdos atuais.
Fontes utilizadas no conteúdo sobre podcast do Viva Fácil
- https://abpod.org/wp-content/uploads/2021/10/Podpesquisa-Produtor-2020-2021_Abpod-Resultado-ATUALIZADO.pdf – acessado em 19/09/2022;
- https://iabbrasil.com.br/wp-content/uploads/2022/03/IAB-BRASIL_GUIA_PODCAST-ADVERTISING_20220503_FINAL.pdf – acessado em 19/09/2022;
- https://resultadosdigitais.com.br/marketing/como-criar-um-podcast/ – acessado em 19/09/2022;
- https://www.brasildefatomg.com.br/2021/02/10/o-que-e-um-podcast-para-que-serve-conheca-algumas-sugestoes-de-programas – acessado em 19/09/2022;
- https://www.insiderintelligence.com/content/global-podcast-listener-forecast-2021-2025 – acessado em 19/09/2022.